sábado, 5 de março de 2011

A importância da Formação Contínua





Sem dúvida, a Formação Continuada é imprescindível, pois para ensinar é preciso aprender, abrir-se para atualizações, inovações, ser persistente, saber avaliar e procurar ampliar seus conhecimentos sobre a avaliação, com dedicação e ter real interesse pelos avanços na aprendizagem.
DEMO, Pedro - Pedagogia:Didática 2007 “Não basta dar aula.O professor precisa tirar a limpo todos os dias se seus alunos estão aprendendo, não só porque isto é de ofício, mas igualmente porque os dados referentes à educação no país gritam que a aprendizagem é mínima. É para contribuir neste processo de cuidado da aprendizagem do aluno que a avaliação comparece como procedimento essencial”
Há muitos professores que se amparam na justificativa de que são realmente profissionais da educação devido ao fato de que trabalham, ou seja: dão aulas mas, o mais importante, é que se deve privilegiar a aprendizagem sobre o ensino, sendo assim, faz-se necessário o cuidado para não haver o desvio do foco principal.
O(a) professor(a) deve atuar como mediador(a), propondo situações para que haja aprendizagem. Assim como o aluno deve pôr em jogo tudo que sabe para avançar, o professor também, deve pôr em jogo toda a sua epistemologia e além disso, deve basear-se e resultados: Houve aprendizagem? Se sim, houve ensino.
Para ser um(a) professor(a) eficiente , comprometido(a) com a qualidade é preciso cuidado para não incorrer no equívoco tão recorrente: na busca de estratégias menos tradicionais, muitos se esquecem da importância de se ater ao currículo, aos programas, ao direcionamento rumo ao almejado ponto de chegada(objetivo) de seus alunos, que são os conhecimentos que devem ser construídos.

4 comentários:

  1. Realmente é um tema de grande importância, o Professor precisa se atualizar, utilizar de estratégias inovadoras que atenda as necessidades do aluno de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Este tema é sempre oportuno. Nenhum profissional nos dias atuais pode se dar ao luxo de negar a necessidade de constante atualização de conhecimentos, de renovação permanente e em consonância coma velocidade das transformações. Professores, que formam indivíduos, ajudam a constuir consciências, ainda mais que outros precisam adaptar-se a esta realidade, não apenas por meio do que é oferecido pelo governo, mas também buscando por si mesmos oportunidades de ampliação de conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. muito interessante....ensinar não é fácil, e se for colocado limites ao professores, sem que ele possar usar a sua criatividade para extender o seu conhecimento e passá-los aos alunos o ensino fica muito pobre e sem motivação tanto para o professor quanto para o aluno. Esta, é uma das razões que me fizeram escolher em ensinar como professora particular, posso ampliar o meu conhecimento e passar para os alunos...adorei o seu blog, está muito lindo, parabéns

    ResponderExcluir

Vou ler com carinho o seu comentário.
Bjs
Olinda